Jesus voltará!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dá-nos malandragem para existir! (Parte I)

Muitos de nós sempre estamos acostumados a ter algum tipo de alicerce, sempre estamos em busca de um sustento que advém de nossos esforços para garantirmos a vitória financeira, nos encontrar no meio onde queremos estar, ser aceito e querido ao ter algo a oferecer e até mesmo pra que nossa alto-estima se eleve.

É neste contexto que Jesus nos diz palavras que são contra-culturais, batem de encontro ao nosso ego e o fere por fazer desmoronar todos este pilares e arquétipos projetados sob bases realmente frágeis. "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;" Este é o primeiro ponto que quero frizar - esta é uma lei predita por Jesus no seu, considerado, mais profundo sermão, que abrange toda uma conduta humanitária trazendo à conciência individual novas atitudes em relação ao próximo, aos párias principalmente quando nos vêm a oportunidade de agir de uma forma incomum, ou seja, sendo misericordioso. Dentro deste princípio de ser miseridordioso cabe a nos enxergar como seres que possuem necessidades, carências, volição pelo ter e, dicernindo tais necessidades em nós, talvez possamos ver ainda mais além, em outras pessoas também e que geram em nós a capacidade de abrir mão do que amamos em favor do benefício de outrem; dentro dessa caixinha de entendimento pessoal cabe a hospitalidade, a empatia, a generosidade, o amar, a simpatia entre outras coisas mais.

Não há como falarmos destas coisas sem mensaionar o sentido do ofertar. Este ato não é simplesmente dar, mas o entregar em generosidade de coração visando apenas o regozijo do próximo. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." - Certemente Jesus não está nos convidando a uma vida desprovida do obter, mas nos deixa bem claro que ao servir a ele é impossível que ao mesmo tempo sirvamos também às riquezas (deus Mamom) e que os alicerces que ele reservou a nós são bem diferentes destes que conhecemos. "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança." Ele nos convida a aceitar a expressão da sua vontade e nos desafia a ter total confiança nesta palavra a confiar que o que temos hoje, só temos porque ele nos deu e o que teremos amanhã, simplesmente teremos porque ele nos dará amanhã conforme a sua palavra que nos traz expectativa mediante suas promesas.

Em suma, o que quero que chegue ao entendimento de vocês leitores, é que estejam dispostos a entregar em oferta a Deus tudo e toda a sua vida perante a ele, eu sei que é de nossa índole andarmos por cima do que já estamos acostumados a andar, mas confiar plenamente em Deus é como voar sentindo uma força segurando nosso corpo mas com total segurança de que não cairemos. Ofertar, dizimar são coisas santas que nos levam à santidade.

Estevan

Um comentário:

  1. "Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas," Que o Senhor nosso Deus te abençõe e te guarde por onde quer que andares.
    Shirley.

    ResponderExcluir