Jesus voltará!

sábado, 12 de junho de 2010

Religião X Ciência (13/05/2010)


Caros leitores!

Eu venho com mais este tópico pra divulgar um questionário que respondi recentemente para uma amiga minha que cursa Psicologia na Universidade Católica de Brasília; o tema é muito interesante, aqui eu só respondi usando minha fé, não aprofundei em teorias, quis expor apenas o que eu sei porque sei...

Questionário

Nome do estrevistado: Estevan Anderle
Idade: 23
Grau de escolaridade: Ensino Médio
Campo de atuação: Missionário e pastor
Opção religiosa: Evangelho de Jesus Cristo

1) Na sua opinião, Ciência e Religião são convergentes ou divergentes? Por quê?

Ambos possuem vários pontos que convergem, mas alguns que não. A questão é simplificada pelo fato de que a fé de muitas pessoas exime a necessidade de comprovação de qualquer carater , mas não é assim que exerço minha fé. A verdade é que a fé materializa o que está dentro do coração do homem e, a ciência procura provar todas estas questões, mas nem sempre é bem sucedida, pois tudo aquilo que não é palpável e que não existe comprovação concreta não há possibilidade de explicação, então surgem as incógtas. O porquê desta grande questão é o fato do próprio Deus ser o criador de todas as coisas, então ele mesmo é o conhecedor de todas as coisas como também em quem habita toda ciência e sabedoria, então partindo desse presuposto é que creio na convergencia da ciência com a religião.

2) Você vê a religião como inibidora do processo de desenvolvimento da ciência?

A religião só inibe o desenvolvimento científico quando há ignorancia da parte do crente, quando este ignora toda e qualquer satisfação científica e quando o mesmo não tem conhecimento ou afinidade com o conhecimento. "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência". Estas palavras de São Paulo provam a ciência incumbida em Deus, Jesus.

3) Por outro lado, a ciência pode ser considerada inibidora da liberdade de expessão religiosa?

Com certeza. Quando se há maior focalização no que é apenas científico a religião se torna um tanto opaca, é o que chamo de incredulidade, quando somente cremos no que é palpável. Diantes destas perguntas a gente percebe
a tênue linha de pra caminhar em equilíbrio entra a ciência e a religião. Sei que se eu apelar a sitar algumas religiões, elas revelarão um forte teor científico e quero ressaltar que a palavra religião vem de "religar", o homem sempre teve essa busca costante pelo divino e a ciência pode ser utilizada como método de pesquisa mas jamais como um fundamento a ser crido.

4) A religião pode ser considerada responsável pela dificuldade que a sociedade tem de aceitar novas idéias propostas pela ciência?

É fato que muitos de nós separamos o nosso credo das explicações científicas e sempre haverá este tipo de conflito. Um grande exemplo disso são aqueles que acreditam que o sexo é só para procriação, muitos defendem tal coisa talvez para inibir a promiscuidade sexual, outros porque a questão não se enquadra ao ponto de vista religioso e, sendo assim, o ciência interfere nos processos religiosos assim como também a religião ignora,neste caso, os recursos científicos anti-concepcionais. Então na maioria dos casos a religião é responsavel por toda essa essa insegurança que é passada à sociedade para não haver usufruto da ciência, mas porém, Como tudo nessa vida existe equilíbrio, devemos saber o que realmente pode ser relevante em ambas propóstas.

5) É possível religião e ciência desenvolverem-se mutuamente? De que forma?

Levando pra nossa realidade, onde existem milhares de religiões pelo mundo se torna uma missão quase que impossível a possibilidade de ambos serem desenvolvidos mutuamento. Mas se buscarmos o conhecimento na fonte, que é o próprio Deus criador de todas as coisas, ai sim teremos respostas. Lembro-me de um homem chamado Daniel Alfa nascido em São Paulo que teve grandes experiências a partir destes princípios e chegou a ser um dos funcionários da NASA, ele não tinha formação suficiente pra chegar onde chegou, seu segredo era a comunhão com Deus e assim tinha solução para casos bastante difíceis e lá dentro era conhecido como "O pesquisador de Deus", esta não é uma excessão, é um princípio que pode ser vivido por qualquer ser humano conciente na face da terra ou onde quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário